terça-feira, 16 de julho de 2013

GAS GAS Enduro 2014 - A Superação em novos modelos

"Esquenta a briga entre as maiores do Off-Road e as montadoras se superam a cada lançamento. Quem sai ganhando com as novidades somos nós pilotos, com lançamentos cada vez mais cheios de tecnologias e beirando a perfeição." - Sandro Nunes


A Gas Gas revela seus novos modelos para Enduro 2014, um de seus segredos mais guardados, com mudanças importantíssimas que afetam todos os modelos e cilindradas. Mudanças que convertem em grandes melhorias para o conjunto de todas as motos fabricadas por esta grande fábrica Espanhola. Sempre em continuo desenvolvimento de seus produtos, para oferecer o melhor material possivel para seus clientes. Os novos modelos EC 2014 foram pensadas, desenhadas e fabricadas para a diversão e competição.

Texto e fotos: Befurious & Gas Gas
Tradução do Espanhol: Sandro Nunes

As novas EC Racing 2014, estão sendo o centro das atenções do Departamento de I+D da Gas Gas Motos, desenvolvendo um produto de alta qualidade para os clientes de sua marca. A versão Racing é o "pilar" da nova gama disponível, desde as 125cc 2T até as 450cc 2T 4T. Como novidade, cabe destacar que o chassi das 4T é feito sobre a mesma plataforma da 2T, o que melhora o processo industrial e se assemelham em rendimento em parte do ciclo de desenvolvimento de todas as motos de enduro da Gas Gas.


Novo chassis mais leve

A grande mudança que protagoniza as motos de enduro da Gas Gas, se foca na ciclística. O novo chassi, conseguiu uma importante redução de peso (2 Kg), tendo uma melhor estabilidade e uma moto menos dura. Houve melhoras enormes na geometria, tornando-a uma moto mais rápida e de fácil pilotagem que sua predecessora. Para se chegar a este objetivo, também foi redesenhado o subchassis de alumínio, o que culmina numa estrutura totalmente nova.




Evolução contínua: Funcionalidade e designe

As bases da Gas Gas se adaptam a necessidades de seus clientes, com melhoras em muitos aspectos. O usuário comprovará as mudanças tão logo ao colocar suas mãos em uma EC. O novo guidão foi elaborado especificamente para a  Gas Gas com a tecnologia Double Force e novos flanges junto ao display de tamanho reduzido e de fácil leitura, transformando tudo em um novo conjunto.


Cara nova. Novo guidão, nova árvore e novo display para as Enduro Cross 2014 das Gas Gas

A alavanca de freio também foi totalmente redesenhada para dar maior eficácia ao frear e reposicionada na parte exterior do Chassis, melhorando sua posição ao pilotar e evitando problemas causados pelo barro. Agora os apoios para os pés são ajustáveis,  deixando o piloto encontrar e ajustar a melhor posição em função de seu pé.

O protetor do cárter é outro dos elementos que foi redesenhado para melhorar a proteção do motor. Assim todo o conjunto o incorpora de forma integral, usando material injetado de alta resistência, que assegura a proteção de todo o conjunto. Na parte dianteira, os number-plates estão mais ergonômicas e contam com uma entrada de ar adicional para a caixa de filtro para aumentar a entrada de ar e assim conseguir um aumento no rendimento do motor e ter mais potência.


Entre as novidades do modelo Racing, cubos usinados e aros Excel e raios pretos (apelo ao design)

Um dos aspectos importantes que caracterizam a  modernização dos modelos Racing, é a nova usinagem dos cubos, aros Excel e os raios pretos. A Gas Gas continua confiando em suas bombas de freio Nissin como elemento diferenciador que junto com os discos Galfer Wave garantem uma excelente frenagem. A coroa tem acabamento de titânio assim como os eixos das rodas, as manoplas são Progrip e os pneus Metzeler Six Days, que asseguram um equipamento totalmente exclusivo. Os novos modelos 2014 da série Enduro contam também com uma nova decoração.

Uma menção especial é o que merece uma das grandes mudanças que protagonizam os modelos Gas Gas EC Racing 2014: A suspensão traseira, fruto da colaboração com os técnicos da Reiger e da experiência da equipe de competição. A prestigiosa marca holandesa entrega os amortecedores a toda série Racing, tanto  as 2T como as 4T. Os técnicos das Gas Gas determinaram que o amortecedor Reiger ajustavel em precarga da mola, compressão e retorno é o melhor produto que pode montar as EC, e a Reiger o desenvolveu, sendo o que melhor se encaixa em funcionalidade e qualidade nas Gas Gas.


Esteticamente o modelo Racing é aprovado com nota, com componentes apropriados e de alta qualidade.

O piloto poderá notar facilmente uma maior tração em sua pilotagem e uma configuração de ajustes mais precisa, pois os ajustes podem ser feitos diretamente no amortecedor. A Reiger equipa um pequeno dispositivo termostático em seu interior que compensa a troca de viscosidade quando o amortecedor está frio ou quente, desta maneira a eficiência do mesmo  se mantém no máximo nível em todo o momento. Destacamos também que a suspensão dianteira está assinada por outra marca especialista: Marzocchi, Na série Racing, a suspensão tem 48mm de diâmetro com duplo cartucho presurizado
El usuario podrá notar fácilmente una mayor tracción en su montura y una puesta a punto más precisa gracias a los ajustes que él mismo puede aplicar al amortiguador. Reiger equipa un pequeño dispositivo termoestático en su interior que compensa el cambio de la viscosidad cuando el amortiguador está frío o caliente; de esta manera, la efectividad del mismo se mantiene en máximo nivel en todo momento. Destacar también que la suspensión delantera está firmada por otra marca especialista: Marzocchi. En la gama Racing, la horquilla es de 48mm de diámetro de doble cartucho pressurizado e novas configurações, que com o amortecedor Reiger, confere uma maior estabilidade em qualquer tipo de terreno e situação.

Motores potentes e mais progressivos

Com relação ao motor, o departamento de I+D  da Gas Gas tem trabalhado principalmente nos 2 Tempos. Em constante estudo e modernização de uma série que já atuou em grandes momentos da história do Enduro. A Gas Gas EC 2014 entra numa nova dimensão tecnológica para a atualização final de seus motores, foram feitas várias melhorias que compõem um motor muito mais confiável e poderoso.


VForce 4 nas 2T. Há versões com partida elétrica nas  modelos 2T

O desenho da bomba de água foi modificado para reduzir não somente o seu peso, mas o seu volume de maneira a torná-lo mais eficaz. Tendo em vista a adaptação do novo cilindro da série anterior, tem sido complementado com uma nova cabeça do cilindro e muito mais termodinâmica de fluidos.
Os motores VForce4 montam agora as EC 200, EC 250 e EC 300 Racing, obviamente, também com partida elétrica em versões para ajudar a melhorar a força, ao mesmo tempo que suaviza a entrega de potência. A EC 125 Racing, a menor da série, é apresentada com um novo layout e maior curva de potência que otimiza ainda mais o motor desta divertida Gas Gas, também merece destaque o seu escape artesanal.
Também enfatizamos os silenciadores da também prestigiosa FMF que fazem parte de quase toda a série da empresa (exceto para CE 250F e CE 300F).



Na EC 125 2014 Racing, destaque para o escape artesanal FMF. Nova distribuição melhorada.

Outro de seus aspectos técnicos que colaboram em aumentar as melhorias do counto é o redesenho da curva que conta com um equilibrio otimizado para reduzir as vibrações do bloco do motor. Porém isso não é tudo, seu motor concentra as maiores novidades das EC 2014: o  novo sistema de ignição também reduz o peso e otimiza o cárter graças a um novo desenho. O novo motor oferece mais força em toda a curva de potência. O carburador Keihin PKWS de 38mm  entrega maior potência e progressividade, contando com mapa dual-power. 


A instalação elétrica foi melhorada, Ajuste na partida e distribuição melhoram a resposta.

Além disso, a fiação foi completamente remodelada, tornando-se muito mais estável ao longo do sistema.Os ajustes feitos melhoram significativamente a resposta do motor em todas as velocidades. No ano de 2014 a Gas Gas Racing 2T CE também estará disponível com partida elétrica

Melhora de rendimento para as EC Racing 4T
Respectivamente os modelos que possuem motores 4T (EC 250 F Racing, EC 300 F Racing e EC 450 F Racing), são objetos de uma profunda revisão e tem recebido melhoras substanciais em rendimento, graças as contribuições realizadas pelos técnicos da marca. "Podemos dizer que se tratam de motos completamente novas", disse Pere Ibáñez.


Os modelos 4T com escape e coletor FMF e novo tanque de 8,2 litros de capacidade.


Os modelos 4T são agora mais dóceis e fáceis de pilotar, foi dado um passo a frente na modernização incluindo melhores componentes, como o escape completo FMF com coletor que monta a EC 450F, que a transforma em uma moto altamente competitiva. A nova geração de Enduro 4T da Gas Gas compartilham o mesmo chassis que o resto da série, onde foi possível também montar um novo tanque de 8,2 litros de capacidade, melhorando assim a autonomia.

Gas Gas EC 2014 Std. A melhor escolha

As novas Gas Gas Enduro 2014 em versão standard e disponíveis em motores 2T, se caracterizam pela sua excelente combinação de características: Maneabilidade, conforto e potência. São motos polivalentes onde a diversão e a facilidade de uso se mantém inalteradas.

Fora da série Racing, a Gas Gas conta com a versão Standard com menos componentes e extras

As EC Std da Gas Gas, tem sido desde sempre as melhores motos de enduro para aqueles que iniciam na especialidade (esporte) ou para aqueles que buscam uma moto fácil de pilotar, porém ao mesmo tempo potente, confiável, acessível  e que conta também com componentes de qualidade.
A série Standard da Gas Gas adquire a maioria das mudanças apresentadas, com exceção de alguns detalhes e das suspensões. Somente as suspensões dianteiras das EC 200, 250, 250 E, 300, 300 E e também da EC 125 Racing são Marzocchi Shiver invertidas de 45mm de diámetro e o amortecedor traseiro é um Sachs, que oferece também um bom rendimento para o estilo de pilotagem do novo usuário que se introduz neste tipo de esporte.

EC Racing 2014 2T: EC 125 R, EC 200 R, EC 250 R, EC 250E R, EC 300 R, EC 300E R.

EC Racing 2014 4T: EC 250F, EC 300F e EC 450F.

EC 2014 Std: EC 200, EC 250, EC 250E, EC 300, EC 300E.


Fonte: Befurious.com
Tradução: Sandro Nunes