O
objetivo da Associação é unir pessoas apreciadoras de Enduros,
Trilhas e caminhadas ecológicas, promovendo integração dos
associados em torno da conservação histórica, manutenção e
preservação dos locais utilizados para a prática do off-road e
também fora deste. Sempre visando a proteção ambiental das várias
regiões da qual fazemos parte.
INTRODUÇÃO
O
regulamento interno tem como função completar e especificar normas
regidas pela ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS OFF-ROAD. Estas
normas deverão ser respeitadas e seguidas pelos associados com
objetivo de harmonizar as atividades promovidas. O Regulamento
Interno é constituído de normas de comboio, primeiros socorros,
acampamentos dentre outras. Este Regulamento Interno foi desenvolvido
com o propósito de organizar a ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS
OFF-ROAD, no sentido de que os associados possam desfrutar de
todos os benefícios oferecidos e da sua boa fama, que depende única
e exclusivamente de seus associados. Portanto leia-o com atenção e
tente na medida do possível segui-lo.
A
Diretoria (fundadores) agradecem.
1.
NORMAS DE COMBOIO E DESLOCAMENTO EM TRIHAS
As
Seguintes normas regularizam o deslocamento do comboio formado pêlos
integrantes da ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS OFF-ROAD, no
acesso as trilhas, acampamentos, etc.
1º - A velocidade de cruzeiro deve ser no máximo 60 Km/h em estradas sem pavimento e no máximo 80 Km/h em rodovias estaduais e federais e ou seguir placas regulamentadoras que estiverem nas vias.
2º - Os
veículos devem sempre viajar em fila indiana.
3º -
Conserve sua posição de comboio até o fim do deslocamento de
acesso.
4º -
Nunca ultrapasse o veículo que faz parte do comboio à sua frente.
5º -
Trafegue com os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia.
6º -
Mantenha contato visual com o veículo a sua ré, diminua a
velocidade, ou mesmo pare, caso o mesmo não seja visível.
7º - Só
utilize a buzina para indicar que você ou outro companheiro está em
dificuldade.
8º -
Dirija-se somente a uma bifurcação quando o veículo a sua ré o
tiver alcançado.
9º -
Sempre se mantenha ao máximo à direita para facilitar ultrapassagem
de outros veículos que não fazem parte do comboio.
10º -
Mantenha-se uma distância mínima de dois veículos em relação ao
veículo que segue a sua frente, sendo esta dobrada em estradas
poeirentas.
11º -
Nas estradas de fazenda, se for o último, feche as porteiras.
12º - No
deslocamento para casa, jamais abandone um companheiro na estrada,
por mais cansado que estiver. Ele certamente está tão exausto
quanto você.
13º - A
ordem de largada de comboio é determinada pela ordem de chegada ao
local de concentração inicial, sendo que esta deve permanecer
inalterada até o final do deslocamento de acesso.
14º -
Líder do comboio é determinado entre aqueles que fizeram o
levantamento da trilha. Cabe a ele tomar decisões como hora do
lanche, do almoço, cancelamento da prova, etc.
15º -
Evite sempre a euforia quando estiver dirigindo.
16º -
Nunca jogue lixo fora do seu veículo. É preferível levar o lixo,
como latinhas de bebida e sacos plásticos, de volta e depositar em
lugar adequado.
17º -
Respeite sempre a ordem local, e seremos sempre bem vindos.
2.
ANTES DE QUALQUER TRILHA VERIFIQUE
Antes de
sair com sua moto faça uma checagem geral:
Pastilhas de freio e óleo
|
Pneus
|
Cabos do acelerador e embreagem
|
Relação (coroa, pinhão,
corrente), lubrificação
|
Água do radiador e aditivo
|
Gasolina e óleo (se 2T)
|
Óleo motor
|
Filtro der ar
|
Use
sempre os seguintes equipamentos:
Capacete:
é o componente mais importante, justamente porque protege um órgão
vital, que é a cabeça. Os capacetes podem ser integrais com a
queixeira fixa ou abertos com a queixeira removível e sem viseira. O
trilheiro pode aterrissar de nariz no chão, ai! Entra em cena o
componente queixeira, sendo, portanto o tipo de capacete mais
indicado.
Óculos:
para acompanhar o capacete deve ser escolhido um bom par de "óculos
protetores", que é um item importante de segurança para os
olhos do piloto.
Colete:
descendo mais, o trilheiro deve proteger o tórax e os ombros com o
colete de plástico, este se mostra útil nas capotagens e também
nas eventuais colisões com galhos de árvores ou quando a moto da
frente arremessa pedras, pela força da tração da roda traseira,
principalmente as motos especiais (importada).
Camisa:
Para identificar o trilheiro e seu grupo, para usar sob ou sobre o
colete, próprias para MotoCross e trilhas.
Cotoveleiras:
Os cotovelos devem ter a proteção das cotoveleiras de plástico e
com elástico largo para fixar no braço, e deve fica bem firme no
cotovelo.
Luvas:
As mãos devem ser protegidas com luvas próprias de nylon e elástico
reforçadas com plástico ou couro por cima dos dedos. As luvas devem
ser resistentes e confortáveis, não podem dificultar os movimentos
dos dedos.
Cinta
abdominal: Na altura da cintura, pode-se utilizar uma cinta
abdominal que ajuda a manter a coluna reta e as vísceras bem firmes.
Alguns modelos de colete já possuem este acessório.
Calça:
Na parte inferior do corpo, a proteção é garantida por uma boa
calça, com reforço nos quadris, que pode ser externamente ou
internamente. Normalmente a calça é composta por duas camadas de
tecido, por fora é nylon ou tecido resistente e por dentro tecido
tipo véu que é para deslizar e não grudar nas pernas, mesmo que o
piloto passe em rios ou atoleiros.
Joelheira:
pode-se usar joelheira de plástico por dentro da calça ou com
elástico largo que prende nas pernas. É um item indispensável
justamente porque os joelhos costumam ser alvos de sérias contusões
de difícil recuperação. Estas joelheiras ainda têm uma proteção
para a canela. Existem joelheiras especiais com barras de mentais nas
laterais dos joelhos, que a função é não deixar o joelho dobrar
para os lados.
Botas:
finalmente as botas são equipamento quase tão importante quanto o
capacete, mas que está na extremidade oposta. Os tombos em trilhas
muitas vezes são imprevisíveis e não dá tempo para tirar o "pé
da reta", com isso, os pés, junto com os joelhos são os
recordistas de contusões. A melhor recomendação é não economizar
na hora de escolher as botas. Uma boa bota tem proteção nas
canelas, tem ponteira de metal no bico da bota e principalmente evita
que o pé sofra torções laterais.
Um
detalhe: verifique a sola da bota, porque existem modelos para o
MotoCross, com solado liso e para o trilheiro o ideal é o solado com
ranhuras (desenhado).
E o
mais importante, jamais pilote sem qualquer um destes equipamentos.
Mesmo
com toda esta proteção, convém lembrar algumas regras de
segurança:
Estes
equipamentos não são armaduras e mesmo usando elas você pode se
machucar, portanto não abuse:
01 - Você
não é o único na trilha e eles podem vir no sentindo contrário;
02 - Não
circule nas estradas de terra pela contramão e nunca ande em fila
dupla, as batidas frontais são as mais graves;
03 - Não
tente descontar o atraso em trechos urbanos, existem outros veículos
e crianças brincando;
04 -
Procure certificar-se de que a moto está em perfeitas condições
antes de entrar nas trilhas;
05 - Cada
um tem um limite de pilotagem, portanto ande dentro do seu.
Leve
algumas ferramentas: Todas que sejam mais necessárias para sua
moto... Ficar no meio de uma trilha com problemas como um manete
quebrado, um pneu furado, uma corrente partida é sempre
desagradável. Teoricamente, todos os problemas são contornáveis
desde que o piloto tenha um mínimo de conhecimento mecânico,
ferramentas e peças sobressalentes. Começando pela parte mecânica,
o trilheiro deve se preparar levando uma pequena mochila tipo
"pochete", com os seguintes equipamentos:
Chave de vela
|
Chave 12 x 13mm
|
Vela
|
Chave Allen 5mm
|
Chave inglesa cabo 8”
|
Chave Allen 6mm
|
Alicate tipo universal
|
Emenda de corrente
|
Alicate de pressão
|
Arame
|
Chave combinada fenda/Philips
|
2 parafusos 6mm + 2 parafusos 8mm
com porca e arruelas
|
Chave 8mm
|
Isqueiro
|
Chave 10mm
|
Saco plástico
|
Canivete
|
Manete de freio e embreagem
|
Dica
quente: Se você costuma fazer manutenção da moto, procure
usar sempre as ferramentas que leva na "pochete". Assim
você irá descobrir se falta ou sobra ferramentas na "pochete",
e também se elas estão funcionando. Assim não terás surpressas
quando for utilizá-las nas trilhas.
Outra
dica ter sempre um pedaço de corda para ser rebocado, caso a moto
não tenha conserto, que possa ser bem fixada na própria moto.
Outros
detalhes importantes e que devemos levar em conta:
- Leve
água e barras energéticas (rapadura, amendoim ou chocolate).
- Não
faça uso de bebidas alcoólicas e/ou drogas.
- Não
jogue qualquer que seja o objeto nas trilhas. (Ajude a preservar o
meio ambiente).
- Não
ande sozinho.
- Escolha
o pneu adequado para o tipo de terreno.
3.
NORMAS DE PRIMEIROS SOCORROS
Ao
ocorrer algum acidente, primeiramente identificar a gravidade. Como
acidente grave será considerado pulso cortado, quebra de algum osso,
picada de cobra, esmagamento, queimaduras de terceiro e segundo grau,
ferimentos profundos em geral, etc. Acidentes leves são arranhões,
indigestão, torceduras, queimaduras leves, ferimentos superficiais,
etc. Ao enviar o acidentado para o atendimento médico mais próximo,
terão que ser liberados, no mínimo, dois veículos que juntos
agirão. Se acidente for identificado como grave, procede-se da
seguinte maneira:
1º - Os
representantes da diretoria se reunirão rapidamente para as medidas
a serem tomadas junto ao acidentado.
a) Quanto
tempo o acidentado tem condições de ser transportado?
b) Qual o
caminho a tomar para conseguir atendimento médico mais rápido
possível?
c)
Finalização do passeio ou continuidade?
Em caso
de um acidente leve, procede-se da seguinte maneira:
1º - Atendimento ao acidentado.
2º - Os
representantes da Diretoria se reunirão rapidamente para definir as
medidas a serem junto ao acidentado:
a) Continuidade ou volta de um grupo de no mínimo dois veículos para atendimento médico?
b) No caso qual o caminho a tomar?
Se houver
responsabilidade de terceiros no acidente ocorrido por causa de
leviandade, estas serão julgadas conforme infratores do Regulamento
Interno.
4.
NORMAS DE ACAMPAMENTOS/ESTRADA/TRILHAS
Todo
integrante da ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS OFF-ROAD deverá
memorizar e obedecer, os 10 Mandamentos abaixo:
1 -
Jamais corte cercas, arames ou deixar porteiras abertas; (o segundo
da fila deve fechar a porteira e esperar até o último passar; Se
você fuma, nunca jogue o cigarro aceso, você poderá causar um
incêndio);
2 -
Respeitar a propriedade alheia, passando somente onde é permitido;
(Se, por algum motivo você danificou alguma coisa alheia na trilha
ou fora dela, assuma a responsabilidade perante o proprietário e
resolva o problema. Lembre-se você esta na casa dele e ele faz um
favor em deixá-lo usar suas terras. Respeite sempre a ordem local, e
seremos sempre bem vindos);
3 -
Diminuir a velocidade ao passar por cidades, vilas, povoados, etc.;
(O piloto que estiver á frente ao encontrar alguma dificuldade que
possa gerar risco (ex: Trânsito de pessoas, animais, veículos,
cercas, etc.), deve sempre sinalizar aos demais levantando um dos
braços para que todos reduzam a velocidade);
4 - Não
atropelar animais domésticos e silvestres;
5 -
Tratar com respeito os moradores de povoados, sítios e fazendas; (e
claro aos seus companheiros);
6 -
Respeitar as leis de trânsito; (ter cuidado ao ultrapassar, trocar
de trilho e obedecer quem está puxando a trilha);
7 - Não
poluir o meio ambiente; (A natureza é nosso maior patrimônio. Não
jogue plásticos, garrafas. e outros elementos que possam prejudicar.
Respeite o meio ambiente, sem destruição do mesmo);
8 - Não
recuar no primeiro obstáculo, isso pode desanimar o grupo. Peça
ajuda, afinal somos todos parceiros;
9 - Dar
atenção aos iniciantes, ajudando e dando dicas de pilotagem (não
ter o pescoço duro, olhar sempre o companheiro atrás, nos desvios
da trilha, sempre esperar pelo companheiro de trás); e
10 - Não
andar sozinho e jamais deixar alguém do grupo sozinho na trilha,
como também jamais andar sem os equipamentos de segurança pessoal.
5.
COMO SE TORNAR UM GAUDÉRIO OFF-ROAD
01 -
Deverá ter um padrinho na equipe, ou seja, alguém que você conheça
e possa te convidar a entrar no clube.
02 -
Participar de algumas reuniões nas datas e horários fixados e
franqueados ao publico no site/blog do grupo:
http://gauderiosoffroad.blogspot.com.br.
03 -
Deverá possuir moto (trilha, cross).
04 -
Possuir equipamentos de proteção pessoal.
05 -
Fazer no mínimo 02 (duas) trilhas mensais, andar em pistas ou
estrada com nosso pessoal dos GAUDÉRIOS OFF-ROAD.
06 - Após
estas etapas será feita votação para ver se você deve entrar ou
não, conforme previsto no estatuto do clube CAPITULO 5.
07 -
Contribuir na organização de eventos promovidos pelo clube, como
também na limpeza de trilhas.
08 -
Realizar no mínimo uma trilha a cada 90 dias.
09 -
Autorizar a cessão de direito de sua imagem ao clube de trilheiros
GAUDÉRIOS OFF-ROAD, para divulgação, em papel impresso, fotos
digitais, postagem em site/blog administrado pelo GOR, etc.
10 - O
ingresso de mulheres no Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD” será
admitido desde que seja companheira/namorada/noiva/esposa oficial de
integrante do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD”, apresentada por
trilheiro reconhecido.
11- A
nova integrante do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD” será batizada na
1ª (primeira) trilha dos casais após o ingresso.
12 - As
integrantes do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD” convidarão as
namoradas/noivas/esposas dos demais trilheiros do Grupo “GAUDÉRIOS
OFF-ROAD” para ingressarem no grupo e participarem das atividades
promovidas.
13 - É
dever de todos os integrantes do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD”
incentivar e motivar as colegas, mantendo a união e evitando a
evasão do grupo.
Obs: No
fim de ano, fazemos um encerramento e os novos membros que entraram
no decorrer do ano serão batizados.
6.
AMIGO TRILHEIRO
Segue
abaixo, relação de equipamento e assessórios obrigatórios para a
participação em trilhas oficiais da ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS
GAUDÉRIOS OFF-ROAD.
1º - Moto em bom estado, com todos os itens já citados revisados.
2º - Utilizar o colete dos GAUDÉRIOS OFF-ROAD.
3º -
Utilizar todos os equipamentos de segurança pessoal, conforme já
citado.
4º -
Peças sobressalentes para manutenção e jogo de chaves, conforme já
citado.