Desde que conseguimos autorização para explorar as áreas de trilhas do P1 e P2, temos quase que semanalmente comparecido aos locais e neles vamos mapeando, marcando e limpando, dando origens a novas trilhas e acessos. O trabalho não é simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças e com boa vontade e dedicação estamos fazendo um ótimo serviço, afinal quem ganha são todos os integrantes do grupo e futuros convidados.
Desta iniciativa, se fez necessária a criação de um "grupo de precursores", que são integrantes dedicados na busca destas trilhas, para que todos possam compartilhar da mesma emoção e alegria ao andar por lugares novos, sinalizados e bem cuidados.
O trabalho de precursor é algo voluntário que parte do interesse individual do integrante do grupo, que tenha tempo e disposição, que queira ajudar sem esperar nada em troca, a não ser a satisfação e se possível o reconhecimento por seu trabalho, que por vezes não é fácil, mas certamente gratificante.
Precursor é aquele que faz o serviço, que vai na frente, toma a dianteira, pois sabe que as trilhas não aparecem do nada pois alguém tem que fazer, que tem consciência que se ficar de braços cruzados nada acontece. É parceiro, solidário e com muita vontade de explorar e buscar por novos desafios. Ser precursor é ter algo a mais do que só o espírito aventureiro. Quer descobrir o que é? Seja um também.