Regimento


REGIMENTO INTERNO
  
O objetivo da Associação é unir pessoas apreciadoras de Enduros, Trilhas e caminhadas ecológicas, promovendo integração dos associados em torno da conservação histórica, manutenção e preservação dos locais utilizados para a prática do off-road e também fora deste. Sempre visando a proteção ambiental das várias regiões da qual fazemos parte.

INTRODUÇÃO
O regulamento interno tem como função completar e especificar normas regidas pela ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS OFF-ROAD. Estas normas deverão ser respeitadas e seguidas pelos associados com objetivo de harmonizar as atividades promovidas. O Regulamento Interno é constituído de normas de comboio, primeiros socorros, acampamentos dentre outras. Este Regulamento Interno foi desenvolvido com o propósito de organizar a ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS OFF-ROAD, no sentido de que os associados  possam desfrutar de todos os benefícios oferecidos e da sua boa fama, que depende única e exclusivamente de seus associados. Portanto leia-o com atenção e tente na medida do possível segui-lo.
A Diretoria (fundadores) agradecem.


1. NORMAS DE COMBOIO E DESLOCAMENTO EM TRIHAS

As Seguintes normas regularizam o deslocamento do comboio formado pêlos integrantes da ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS OFF-ROAD, no acesso as trilhas, acampamentos, etc.

1º - A velocidade de cruzeiro deve ser no máximo 60 Km/h em estradas sem pavimento e no máximo 80 Km/h em rodovias estaduais e federais e ou seguir placas regulamentadoras que estiverem nas vias.
2º - Os veículos devem sempre viajar em fila indiana.
3º - Conserve sua posição de comboio até o fim do deslocamento de acesso.
4º - Nunca ultrapasse o veículo que faz parte do comboio à sua frente.
5º - Trafegue com os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia.
6º - Mantenha contato visual com o veículo a sua ré, diminua a velocidade, ou mesmo pare, caso o mesmo não seja visível.
7º - Só utilize a buzina para indicar que você ou outro companheiro está em dificuldade.
8º - Dirija-se somente a uma bifurcação quando o veículo a sua ré o tiver alcançado.
9º - Sempre se mantenha ao máximo à direita para facilitar ultrapassagem de outros veículos que não fazem parte do comboio.
10º - Mantenha-se uma distância mínima de dois veículos em relação ao veículo que segue a sua frente, sendo esta dobrada em estradas poeirentas.
11º - Nas estradas de fazenda, se for o último, feche as porteiras.
12º - No deslocamento para casa, jamais abandone um companheiro na estrada, por mais cansado que estiver. Ele certamente está tão exausto quanto você.
13º - A ordem de largada de comboio é determinada pela ordem de chegada ao local de concentração inicial, sendo que esta deve permanecer inalterada até o final do deslocamento de acesso.
14º - Líder do comboio é determinado entre aqueles que fizeram o levantamento da trilha. Cabe a ele tomar decisões como hora do lanche, do almoço, cancelamento da prova, etc.
15º - Evite sempre a euforia quando estiver dirigindo.
16º - Nunca jogue lixo fora do seu veículo. É preferível levar o lixo, como latinhas de bebida e sacos plásticos, de volta e depositar em lugar adequado.
17º - Respeite sempre a ordem local, e seremos sempre bem vindos.


2. ANTES DE QUALQUER TRILHA VERIFIQUE

Antes de sair com sua moto faça uma checagem geral: 
Pastilhas de freio e óleo
Pneus
Cabos do acelerador e embreagem
Relação (coroa, pinhão, corrente), lubrificação
Água do radiador e aditivo
Gasolina e óleo (se 2T)
Óleo motor
Filtro der ar

Use sempre os seguintes equipamentos: 

Capacete: é o componente mais importante, justamente porque protege um órgão vital, que é a cabeça. Os capacetes podem ser integrais com a queixeira fixa ou abertos com a queixeira removível e sem viseira. O trilheiro pode aterrissar de nariz no chão, ai! Entra em cena o componente queixeira, sendo, portanto o tipo de capacete mais indicado.

Óculos: para acompanhar o capacete deve ser escolhido um bom par de "óculos protetores", que é um item importante de segurança para os olhos do piloto.
Colete: descendo mais, o trilheiro deve proteger o tórax e os ombros com o colete de plástico, este se mostra útil nas capotagens e também nas eventuais colisões com galhos de árvores ou quando a moto da frente arremessa pedras, pela força da tração da roda traseira, principalmente as motos especiais (importada).

Camisa: Para identificar o trilheiro e seu grupo, para usar sob ou sobre o colete, próprias para MotoCross e trilhas.

Cotoveleiras: Os cotovelos devem ter a proteção das cotoveleiras de plástico e com elástico largo para fixar no braço, e deve fica bem firme no cotovelo.

Luvas: As mãos devem ser protegidas com luvas próprias de nylon e elástico reforçadas com plástico ou couro por cima dos dedos. As luvas devem ser resistentes e confortáveis, não podem dificultar os movimentos dos dedos.

Cinta abdominal: Na altura da cintura, pode-se utilizar uma cinta abdominal que ajuda a manter a coluna reta e as vísceras bem firmes. Alguns modelos de colete já possuem este acessório.

Calça: Na parte inferior do corpo, a proteção é garantida por uma boa calça, com reforço nos quadris, que pode ser externamente ou internamente. Normalmente a calça é composta por duas camadas de tecido, por fora é nylon ou tecido resistente e por dentro tecido tipo véu que é para deslizar e não grudar nas pernas, mesmo que o piloto passe em rios ou atoleiros.

Joelheira: pode-se usar joelheira de plástico por dentro da calça ou com elástico largo que prende nas pernas. É um item indispensável justamente porque os joelhos costumam ser alvos de sérias contusões de difícil recuperação. Estas joelheiras ainda têm uma proteção para a canela. Existem joelheiras especiais com barras de mentais nas laterais dos joelhos, que a função é não deixar o joelho dobrar para os lados.

Botas: finalmente as botas são equipamento quase tão importante quanto o capacete, mas que está na extremidade oposta. Os tombos em trilhas muitas vezes são imprevisíveis e não dá tempo para tirar o "pé da reta", com isso, os pés, junto com os joelhos são os recordistas de contusões. A melhor recomendação é não economizar na hora de escolher as botas. Uma boa bota tem proteção nas canelas, tem ponteira de metal no bico da bota e principalmente evita que o pé sofra torções laterais.
Um detalhe: verifique a sola da bota, porque existem modelos para o MotoCross, com solado liso e para o trilheiro o ideal é o solado com ranhuras (desenhado).

E o mais importante, jamais pilote sem qualquer um destes equipamentos.

Mesmo com toda esta proteção, convém lembrar algumas regras de segurança:
Estes equipamentos não são armaduras e mesmo usando elas você pode se machucar, portanto não abuse:
01 - Você não é o único na trilha e eles podem vir no sentindo contrário;
02 - Não circule nas estradas de terra pela contramão e nunca ande em fila dupla, as batidas frontais são as mais graves;
03 - Não tente descontar o atraso em trechos urbanos, existem outros veículos e crianças brincando;
04 - Procure certificar-se de que a moto está em perfeitas condições antes de entrar nas trilhas;
05 - Cada um tem um limite de pilotagem, portanto ande dentro do seu.

Leve algumas ferramentas: Todas que sejam mais necessárias para sua moto... Ficar no meio de uma trilha com problemas como um manete quebrado, um pneu furado, uma corrente partida é sempre desagradável. Teoricamente, todos os problemas são contornáveis desde que o piloto tenha um mínimo de conhecimento mecânico, ferramentas e peças sobressalentes. Começando pela parte mecânica, o trilheiro deve se preparar levando uma pequena mochila tipo "pochete", com os seguintes equipamentos:

Chave de vela
Chave 12 x 13mm
Vela
Chave Allen 5mm
Chave inglesa cabo 8”
Chave Allen 6mm
Alicate tipo universal
Emenda de corrente
Alicate de pressão
Arame
Chave combinada fenda/Philips
2 parafusos 6mm + 2 parafusos 8mm com porca e arruelas
Chave 8mm
Isqueiro
Chave 10mm
Saco plástico
Canivete
Manete de freio e embreagem

Dica quente: Se você costuma fazer manutenção da moto, procure usar sempre as ferramentas que leva na "pochete". Assim você irá descobrir se falta ou sobra ferramentas na "pochete", e também se elas estão funcionando. Assim não terás surpressas quando for utilizá-las nas trilhas.
Outra dica ter sempre um pedaço de corda para ser rebocado, caso a moto não tenha conserto, que possa ser bem fixada na própria moto.

Outros detalhes importantes e que devemos levar em conta:
- Leve água e barras energéticas (rapadura, amendoim ou chocolate).
- Não faça uso de bebidas alcoólicas e/ou drogas.
- Não jogue qualquer que seja o objeto nas trilhas. (Ajude a preservar o meio ambiente).
- Não ande sozinho.
- Escolha o pneu adequado para o tipo de terreno.

3. NORMAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Ao ocorrer algum acidente, primeiramente identificar a gravidade. Como acidente grave será considerado pulso cortado, quebra de algum osso, picada de cobra, esmagamento, queimaduras de terceiro e segundo grau, ferimentos profundos em geral, etc. Acidentes leves são arranhões, indigestão, torceduras, queimaduras leves, ferimentos superficiais, etc. Ao enviar o acidentado para o atendimento médico mais próximo, terão que ser liberados, no mínimo, dois veículos que juntos agirão. Se acidente for identificado como grave, procede-se da seguinte maneira:

1º - Os representantes da diretoria se reunirão rapidamente para as medidas a serem tomadas junto ao acidentado.
a) Quanto tempo o acidentado tem condições de ser transportado?
b) Qual o caminho a tomar para conseguir atendimento médico mais rápido possível?
c) Finalização do passeio ou continuidade?
Em caso de um acidente leve, procede-se da seguinte maneira:

1º - Atendimento ao acidentado.
2º - Os representantes da Diretoria se reunirão rapidamente para definir as medidas a serem junto ao acidentado:

a) Continuidade ou volta de um grupo de no mínimo dois veículos para atendimento médico?
b) No caso qual o caminho a tomar?
Se houver responsabilidade de terceiros no acidente ocorrido por causa de leviandade, estas serão julgadas conforme infratores do Regulamento Interno.

4. NORMAS DE ACAMPAMENTOS/ESTRADA/TRILHAS

Todo integrante da ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS OFF-ROAD deverá memorizar e obedecer, os 10 Mandamentos abaixo:

1 - Jamais corte cercas, arames ou deixar porteiras abertas; (o segundo da fila deve fechar a porteira e esperar até o último passar; Se você fuma, nunca jogue o cigarro aceso, você poderá causar um incêndio);

2 - Respeitar a propriedade alheia, passando somente onde é permitido; (Se, por algum motivo você danificou alguma coisa alheia na trilha ou fora dela, assuma a responsabilidade perante o proprietário e resolva o problema. Lembre-se você esta na casa dele e ele faz um favor em deixá-lo usar suas terras. Respeite sempre a ordem local, e seremos sempre bem vindos);

3 - Diminuir a velocidade ao passar por cidades, vilas, povoados, etc.; (O piloto que estiver á frente ao encontrar alguma dificuldade que possa gerar risco (ex: Trânsito de pessoas, animais, veículos, cercas, etc.), deve sempre sinalizar aos demais levantando um dos braços para que todos reduzam a velocidade);

4 - Não atropelar animais domésticos e silvestres;
5 - Tratar com respeito os moradores de povoados, sítios e fazendas; (e claro aos seus companheiros);

6 - Respeitar as leis de trânsito; (ter cuidado ao ultrapassar, trocar de trilho e obedecer quem está puxando a trilha);

7 - Não poluir o meio ambiente; (A natureza é nosso maior patrimônio. Não jogue plásticos, garrafas. e outros elementos que possam prejudicar. Respeite o meio ambiente, sem destruição do mesmo);

8 - Não recuar no primeiro obstáculo, isso pode desanimar o grupo. Peça ajuda, afinal somos todos parceiros;

9 - Dar atenção aos iniciantes, ajudando e dando dicas de pilotagem (não ter o pescoço duro, olhar sempre o companheiro atrás, nos desvios da trilha, sempre esperar pelo companheiro de trás); e

10 - Não andar sozinho e jamais deixar alguém do grupo sozinho na trilha, como também jamais andar sem os equipamentos de segurança pessoal.

5. COMO SE TORNAR UM GAUDÉRIO OFF-ROAD

01 - Deverá ter um padrinho na equipe, ou seja, alguém que você conheça e possa te convidar a entrar no clube.
02 - Participar de algumas reuniões nas datas e horários fixados e franqueados ao publico no site/blog do grupo: http://gauderiosoffroad.blogspot.com.br.
03 - Deverá possuir moto (trilha, cross).
04 - Possuir equipamentos de proteção pessoal.
05 - Fazer no mínimo 02 (duas) trilhas mensais, andar em pistas ou estrada com nosso pessoal dos GAUDÉRIOS OFF-ROAD.
06 - Após estas etapas será feita votação para ver se você deve entrar ou não, conforme previsto no estatuto do clube CAPITULO 5.
07 - Contribuir na organização de eventos promovidos pelo clube, como também na limpeza de trilhas.
08 - Realizar no mínimo uma trilha a cada 90 dias.
09 - Autorizar a cessão de direito de sua imagem ao clube de trilheiros GAUDÉRIOS OFF-ROAD, para divulgação, em papel impresso, fotos digitais, postagem em site/blog administrado pelo GOR, etc.
10 - O ingresso de mulheres no Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD” será admitido desde que seja companheira/namorada/noiva/esposa oficial de integrante do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD”, apresentada por trilheiro reconhecido.
11- A nova integrante do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD” será batizada na 1ª (primeira) trilha dos casais após o ingresso.
12 - As integrantes do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD” convidarão as namoradas/noivas/esposas dos demais trilheiros do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD” para ingressarem no grupo e participarem das atividades promovidas.
13 - É dever de todos os integrantes do Grupo “GAUDÉRIOS OFF-ROAD” incentivar e motivar as colegas, mantendo a união e evitando a evasão do grupo.

Obs: No fim de ano, fazemos um encerramento e os novos membros que entraram no decorrer do ano serão batizados.


6. AMIGO TRILHEIRO

Segue abaixo, relação de equipamento e assessórios obrigatórios para a participação em trilhas oficiais da ASSOCIAÇÃO DE TRILHEIROS GAUDÉRIOS OFF-ROAD.

1º - Moto em bom estado, com todos os itens já citados revisados.

2º - Utilizar o colete dos GAUDÉRIOS OFF-ROAD.
3º - Utilizar todos os equipamentos de segurança pessoal, conforme já citado.
4º - Peças sobressalentes para manutenção e jogo de chaves, conforme já citado.